segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Movimentações fronteiriças!!!! Visto, a quanto obrigas!!! :)

Hoje vou-vos dar uma noção legal do que é movimentação fronteiriça em África! Sim, ao contrário da livre circulação de pessoas, bens e serviços existentes na nossa querida Europa, aqui as escapadelas para o estrangeiro "piam fino"!!!

Como ainda não tenho o meu designado "DIRE", que se trata do visto de residência, tenho apenas um visto, válido por 6 meses, com entradas multiplas!!! Isto significa, que enquanto não tenho a minha residência em Maputo, e por forma a não deixar expirar o visto, tenho de efectuar movimentos fronteiriços mensais....que basicamente significa PASSEIOOOOO!!!! :)

Este fim de semana fui com o meu caro colega Óscar, também na mesma "fatídica e triste" situação que eu..., a África do Sul! Junto ao kruger! Dado os horários e o pouco tempo de que dispunhamos, não nos foi possível fazer nenhum safari, mas o lodge onde ficamos hospedados tinha animaizinhos com fartura e ficava na "África profunda"!!!!

Foi um fim de semana relaxante, cultural e assustador!!!! Assustador pois vocês sabem que não sou muito dada aos "bichos", designadamente os rastejantes e os voadores!!! :)

Fora isso, tivemos companhias agradáveis pelo caminho, como girafas, zebras, gazelas, ... e algumas aranhas...

Antes do regresso a Maputo, decidimos visitar o Museu de Samora Machel! Embora fosse moçambicano, foi em África do Sul que o trágico acidente da sua morte ocorreu... E foi exactamente nesse local que construiram um memorial a essa tão vincada figura Moçambicana, que tanto lutou pela indepência do seu país!
Podem-se ver lá os destroços do avião, notícias do acidente e vários objectos pessoais dele, bem como das outras vítimas do acidente! Morreu com 53 anos!

Deixo-vos aqui umas fotos, para vocês compreenderem a dureza disto e acima de tudo, para que saibam que valerá a pena uma visita a este continente, que tem tanto...tanto para dar!!!!

Saudades....

Alexandra













4 comentários:

Anónimo disse...

tsss, tsss! ...coitadinha...!!!!!!

olha, podias era contar uma anedota do Samora Machel!!! isso é que era!

beijos,
Monteiro

Diabolicus disse...

Tás em grande Alex. Começamo-nos a repetir, mas de facto ver as tuas fotos e descrições de Moçambique só me fazem pensar que estás mesmo bem e em paz.

O post está excelente e ajuda-nos a incrementar a nossa cultura já de si bastante vasta sobre Moçambique e Africa do Sul.

Keep on the good work e até breve!!

Anónimo disse...

Para quem tem dúvidas de quem é o "caro colega Óscar", não se preocupem! O "caro colega Óscar", tal como a Alexandra, está numa missão em Maputo, mas no caso dele uma missão um pouco diferente. A meu pedido, o "caro colega Óscar" deverá disfarçar-se de auditor enquanto vai olhando pela Alexandra e procura salvá-la de situações potencialmente perigosas (pneus de carros furados, gajos bebados na discoteca a meterem conversa, afogar-se na piscina, etc.). Esta missão, apesar de espinhosa, tem sido bem sucedida e a Alexandra está bem. Saudações divinas.

S.João

Cristina disse...

Temos muitas saudades tuas titi!!!